OSSEC


O OSSEC é um sistema de detecção de intrusão baseado em host (HIDS) de código aberto, escalável e multiplataforma, cujos criadores desejam manter-se livre no futuro próximo. Use o OSSEC no local e na nuvem para fins de proteção do servidor ou como uma ferramenta de análise de logs que monitora e analisa firewalls, IDSs, servidores web e logs de autenticação.


O OSSEC pode resistir a ataques cibernéticos e mudanças de sistema em tempo real utilizando políticas de firewall, integração com terceiros, como CDNs e portais de suporte. O aplicativo apresenta recursos de autorrecuperação e fornece auditoria em nível de aplicativo e sistema para conformidade com muitos padrões comuns, como PCI-DSS e CIS.



Security Onion

Security Onion é uma distribuição Linux baseada em Debian para detecção de ameaças, monitoramento de segurança corporativa e gerenciamento de logs. Ele incorpora ferramentas de segurança como Elasticsearch, Logstash, Kibana, Snort, Suricata, Zeek, OSSEC, Wazuh, Sguil, Squert, NetworkMiner e outros para proteger uma organização contra ameaças cibernéticas. É uma solução de segurança de código aberto tudo-em-um que fornece aos usuários várias ferramentas para detectar ameaças e monitorar seus sistemas.



VeraCrypt

VeraCrypt é uma ferramenta de segurança para criptografia de disco. Ele roda em Windows, Mac OSX e Linux e cria um disco virtual criptografado dentro de um arquivo antes de montá-lo como um disco real. Essa ferramenta criptografa uma partição inteira (unidade de armazenamento de arquivos) ou dispositivo de armazenamento, como uma unidade flash USB ou disco rígido, antes de despejá-la na nuvem ou em outro lugar. Os usuários também podem fazer a autenticação de pré-inicialização criptografando uma partição ou unidade onde o sistema operacional Windows está instalado.


VeraCrypt criptografa em tempo real e suporta drives ocultos e sistema operacional oculto em uma máquina.